
Capítulo 1605
Chrysalis
Mozant estava indescritivelmente nervosa. Ela havia sido designada como a Cuidadora com a mente mais musical, e seu trabalho no currículo para os filhotes era o melhor entre todas as formigas. Como tal, ela havia sido escolhida para evoluir e expandir sua capacidade musical, para adquirir mutações e Habilidades que expandiriam seu domínio do som, algo que a Colônia conhecia e com o qual pouco se importava.
Fora… uma experiência libertadora. Livre para se dedicar a esse assunto até os limites, ela pudera liberar toda a sua paixão, toda a sua garra e dedicação à música. Estudara composição, compusera, importunara os especialistas que a Colônia convocara dia e noite.
Sua experiência havia crescido rapidamente em pouco tempo e, ainda assim, ela sentia que não estava mais perto de realmente entendê-la do que antes.
Era difícil! Não fazia sentido! Por que as coisas soavam bem para algumas pessoas e não para outras?! Às vezes, as notas eram matematicamente agradáveis, vibrações espaçadas em distâncias regulares ao longo de espectros de frequência para criar acordes e harmonias. Outras vezes, não eram, notas dissonantes causando arrepios em sua carapaça!
Ela desenvolveu mil opiniões fortes sobre música ao longo de seu aprendizado, apenas para jogá-las fora.
E agora, elas iriam apresentar a obra dela para o chal. Sua obra repugnante e inferior! Para um músico, os chal eram como criaturas de luz e magia. Mesmo recém-nascidos, eles eram capazes de cantar e tecer harmonias com apenas o mínimo de treinamento. Eles eram uma raça capaz de literalmente mudar o mundo com a música, pelo amor da formiga! Ela sabia que eles odiariam a obra dela. Tê-la apresentada diante deles era como ter unhas arranhando a parte interna da carapaça de Mozant.
Intolerável!
Mas ela toleraria isso de qualquer maneira, pelo bem dos pequenos.
Após a contagem regressiva, tudo começou. As formigas dispostas à sua frente não estavam se apresentando, porque, claro que não estavam. Atrás do coro de formigas disposto, havia um painel de vidro, opaco de um lado, mas bastante transparente do outro. Além dele, ficava o coro de verdade, uma reunião de humanos, Bruan’chii, alguns Setsulah e até alguns Magpei, os músicos mais talentosos e bem treinados que a Colônia conseguia encontrar em pouco tempo. Era para eles que Mozant olhava e direcionava seus gestos.
Os chal continuaram a cantar com todo o coração, uma melodia triste que subia e descia com suas esperanças. Apesar da energia debilitada, alguns caracóis estavam literalmente caídos no chão, mas ainda cantavam, ainda tinham esperança. Ela já ouvira isso vezes suficientes para reconhecê-lo como a parte de trás de suas mandíbulas. Cada um dos finos cabelos que brotavam do topo de sua cabeça vibrava com as vibrações da canção. Ela podia senti-la, fazendo cócegas nas bordas de seu cérebro.
Ela levantou as patas dianteiras e, com um gesto amplo, chamou o coro.
Theresant e os outras fizeram um trabalho funcional com suas mímicas, mas o mais importante era que o coral real fez bem em seguir sua liderança, com seu som fluindo através dos painéis abertos ao redor da janela e filtrando para o centro de tratamento de caracóis.
Suave a princípio, seu canto era leve e delicado. Um salpico de notas, um contraponto que enfatizava a tristeza e a esperança do canto dos próprios caracóis.
‘Sim, você está sozinho e não quer estar. Eu sei disso. Sua tristeza é a minha tristeza,’ Mozant tentava dizer.
Os chal não reagiram, continuando a cantar como antes. Mozant quase esperava que eles se virassem e vomitassem, purgando o conteúdo de seus estômagos com a horrível sensação de repulsa que sua música sem dúvida lhes causava, mas não o fizeram. Bom sinal ou não, ela não sabia dizer.
Ela continuou a movimentar as patas dianteiras, guiando e direcionando os cantores, que quase não tiveram tempo de se familiarizar com a música.
Ela se elevou agora, lenta e cautelosamente, entrelaçando-se com o canto do caracol, uma onda crescente que se erguia de baixo, apoiando e fortalecendo. Com uma base firme, a exortação sublime dos chal tornou-se ainda mais poderosa, mais pura. Perfurou Mozant no coração, incendiando seu espírito com fogo e enviando ondas de formigamento por todo o seu corpo.
‘Sim! SIM! Estava funcionando!’
A cada momento que passava, ela se tornava mais imersa na música. A vergonha e o desgosto começaram a diminuir, substituídos por uma energia transbordante que ela não conseguia descrever. Seus movimentos se tornaram cada vez mais intensos, seus cabelos balançando de um lado para o outro enquanto ela regia o coral. Ela não conseguia mais enxergar, seu cérebro simplesmente não prestava atenção à informação visual. De que servia? Qual era o sentido ? Ela queria ouvir, queria sentir.
‘Agora chegou o momento crítico.’
Com um gesto brusco, Mozant abaixou as pernas, isolando completamente o coro. Então, lentamente, levantou-as novamente, incitando os cantores a acompanhá-la, a se mostrarem à altura da ocasião.
Ela havia dito aos chal que entendia a dor deles, que eles eram apoiados e amados, mas agora precisava dizer que eles não estavam sozinhos, que a parceria que buscavam estava bem na frente deles o tempo todo.
Desesperados para continuar a mímica, as Cuidadoras da colônia tentavam se segurar o melhor que podiam, mas não conseguiam cantar, não conseguiam entender o poder do que Mozant estava fazendo.
Para aqueles atrás da janela, ela sabia que sentiam o mesmo que ela, e isso a abalou profundamente.
Mais uma vez, o coro se ergueu, não mais sustentando os chal, não mais se mantendo firme sob sua melodia, mas entrelaçando-se a ela, preenchendo as lacunas que os caracóis haviam deixado deliberadamente abertas. Eles queriam alguém que cantasse com eles, alguém que viesse e completasse a música que haviam criado.
Mozant queria dizer a eles que ‘estamos aqui. A Colônia está aqui, cantaremos com vocês.’
Não era perfeito, havia erros, rebarbas na música que atingiram Mozant profundamente, mas ela seguiu em frente, recusando-se a deixar que as falhas a tirassem da névoa em que se encontrava. Cercada por belos sons, ela sentiu sua consciência subir a um plano mais alto, a um mundo de som e luz.
Com confiança crescente, o coro repetiu o refrão, sua própria canção dançando em torno da dos caracóis, elevando-se quando a deles caía, recuando quando eles subiam. Para cada chamado, havia uma resposta, para cada pergunta, havia uma resposta.
Por mais que Mozant quisesse desesperadamente se virar e olhar para os chal, ela sabia que era inútil, pois havia abandonado o olhar. Só o som importava, só isso.
E… o desafio… a música deles estava mudando.
Era sutil, mas aos poucos uma evolução estava acontecendo. Estava ficando… mais triste.
A princípio, Mozant mergulhou nas profundezas do desespero. Sua música! Sua música horrível e pútrida! Ela havia ferido seus ouvidos e espíritos! No entanto, quanto mais ouvia, mais percebia que não era bem assim. Os chal não perguntavam mais com a mesma veemência de antes, suas perguntas em busca de respostas haviam se tornado abafadas, como se não esperassem mais uma resposta. Em vez disso, suas vozes estavam cheias de melancolia, notas menores em arpejos decrescentes revelavam uma profunda tristeza que os filhotes sentiam, sabendo que nunca obteriam a resposta que esperavam.
E ainda assim eles receberam uma resposta.
À medida que as perguntas desapareciam, a tristeza dava lugar à aceitação. Sem esforço, o grupo mudou a música em uníssono, uma transição para uma tonalidade maior suave para sustentar os registros mais agudos, ainda descendentes em menor. Havia esperança. Havia uma alegria silenciosa. Havia um desapego.
E então, o som foi cortado completamente.
Chocada, Mozant congelou, apenas para, um instante depois, varrer as pernas bruscamente, interrompendo seu próprio coro. Onde momentos antes havia uma canção de cortar o coração, agora pairava um silêncio pesado, tão profundo que parecia que todo o som do mundo havia sido sugado.
Tirada do transe, Mozant girou descontroladamente para ver os pequenos caracóis, exaustos e pálidos, alguns tremendo de fadiga, olhando para ela e para as outras formigas. Então, como se nada tivesse acontecido, eles se viraram e começaram a deslizar para longe, enrolando-se nas camas que os cuidadores haviam colocado por perto e se recolhendo em suas conchas.
Exceto um.
O pequeno caracol, claramente exausto, deslizou lentamente em direção a Mozant, e ela se aproximou dele, querendo ajudar.
O pequeno caracol era azul cristalino, com olhos que brilhavam como estrelas, e sua concha da cor de um arco-íris cintilante. Seu bigode de um branco puro estava desgrenhado após seus esforços, mas ainda assim conferia um ar de graça e sabedoria à jovem criatura.
Mozant se abaixou, estendendo a mão em direção ao filhote. O que ele queria? O que ele tinha a dizer?
Quando chegou perto o suficiente, o caracol olhou para cima e, após uma pausa, cantou algumas notas curtas para a formiga muito maior. Então, lenta e dolorosamente, virou-se e começou a deslizar para as camas onde os outros já dormiam.
Mozant, paralisada no lugar, sentiu aquelas notas ecoarem em sua cabeça como um trovão.
“Acabou? Mozant? Está tudo bem?”
Feliz porque os chal estavam indo dormir e finalmente pararam de cantar, Theresant correu até sua companheira cuidadora e a sacudiu no ombro, percebendo que ela não respondia mais nada.
Apenas para a formiga de pelos brancos se jogar no chão, se contorcendo e chutando.
“Claro! É tão óbvio! Minha melodia era um LIXO, e eles sabiam disso O TEMPO TODO!”